Historial da Provincia de Inhambane
Província a sudeste de Moçambique cuja capital é a cidade de Inhambane. Confinada pelas províncias de Gaza, Sofala e Manica e, a este, pelo oceano Índico, a província de Inhambane possuiu uma superfície de 68 615 km2 constituída fundamentalmente pelas etnias dos Tsuas (Tsonga) e Chopes.
A cidade de Inhambane, conhecida por "Terra de Boa Gente", designação atribuída por Vasco da Gama, em 1498, aquando da descoberta do caminho marítimo para a índia, tornou-se numa das mais antigas cidades da África Austral. De Inhambane, cidade tipicamente portuguesa na sua paisagem urbanística, destaca-se a Catedral da Nossa Senhora da Conceição (com perto de 200 anos). No entanto, a Mesquita de Inhambane (1840), com os seus ornatos de grande relevo, é um dos exemplos de influência árabe. A cidade desenvolveu-se a partir de 1534, ano em que foi construído um entreposto comercial. As suas atividades económicas centram-se sobretudo no turismo e nas exportações de copra, borracha, marfim, tangerinas e nozes. As atividades piscatórias (de camarões e lagostas) e as reservas de gás natural e de petróleo, no offshore, desempenham também um papel importante na economia da província.
Destinos turisticos
A provincia de inhambane oferece varios destinos para a promoçao da actividade turistica.
Esta província tem inúmeras praias famosas, entre as quais estão: Praia de Zavala (11 km de Quissico), Praia de Závora (85 km de S. Inhambane), Baía dos Cocos e Praia do Tofo (22 km E. de Inhambane), Praia da Barra (20 km de Inhambane), Pomene (174 km N. de Inhambane), Jangamo Beach (28 km de Inhambane), Morrungulo Beach (100 km) Chibanhane (90 km).
Elementos que fazem parte do Patrimonio Cultural da Cidade de Inhambane:
-Museu Regional que se situa no centro da cidade de Inhambane no bairro de Balane1.
-Casa da Cultura que se situa no centro da cidade em frente ao cine teatro.
-Mesquita Velha e Nova que se situa no centro da cidade no bairro de Balane em frente a baia de Inhambane.
-Catedral Nossa Senhora da Conceiçao situa-se no centro da cidade ao lado do palacio do governador e em frente a ponte de trevessia entre Inhambane-Maxixe.
O que visitar
instrumentos musicais |
parte frontal do Museu |
transporte historico no interior do museu |
artesanatos[cestos feitos de palha] |
Na Casa da Cultura há uma locomotiva muito antiga em show;
casa da cultura da provincia de inhamabane |
parte frontal da catedral [entrada principal] |
parte lateral da catedral |
A Mesquita Velha de Inhambane construída durante a metade do século XIX.
parte frontal da mesquita velha |
parte frontal da mesquita nova |
O nome dança chama-se zore proveniente da província de inhambane.
A TAP, Qatar e a LAM tem ligações com Maputo cidade capital de Moçambique, com várias frequências semanais. Inhambane a cerca 470 km de Maputo pode se chegar através da EN1, uma viagem oferece uma paisagem excelente pela proximidade com o canal de Moçambique, esta opção rodoviária não toma mais de seis horas, podendo ser mais quanto mais a norte. Alternativas mais rápidas são os voos da LAM e da Transairways com pontos chegada em Vilankulo e cidade de Inhambane.
muito bonito Neli pela esta informacao util. bravo
ResponderEliminarObrigada colega 😊😊😊
ResponderEliminarObrigada colega 😊😊😊
ResponderEliminar